Banner
Campanha Sorrir é para todos. Condições exclusivas para Implantes, mais informações no nosso Whatsapp.

Todo o dente do siso precisa ser extraído?

Todo o dente do siso precisa ser extraído?

Essa é uma dúvida muito comum: pode ser que sim, pode ser que não. Não é uma regra e em alguns casos os dentes do siso podem ser mantidos. Tudo vai depender da avaliação que o cirurgião-dentista fará do caso, verificando as possibilidades.

O Dr. Carlos Mecca, especialista em cirurgia bucomaxilo-facial, que é o profissional específico para realizar a extração do dente do siso, afirma que não é necessário a extração dos dentes se tiver espaço suficiente para acomodar os quatro dentes “extras” sem causar prejuízos aos demais dentes e à saúde bucal. “Quando há espaço, o siso não compromete o sorriso, ou seja não tem o desalinhamento dos outros dentes e alterações na mordida”, explica.

Segundo Mecca, quando se mantém os sisos é importante dar uma atenção especial à limpeza: “Pois os dentes do siso ficam em uma área difícil de alcançar durante a escovação e podem se tornar um prato cheio para as bactérias”, alerta.

As consultas periódicas ao dentista são fundamentais para que o profissional identifique se o dente está se desenvolvendo e avalie a necessidade de extração antes mesmo de surgir qualquer incômodo ou desconforto. Também, o ideal é que a cirurgia aconteça ainda na adolescência, porque as raízes não estão completamente formadas e o tecido ao redor do dente está mais maleável, o que facilita a retirada dos sisos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *